Campanhas Wikia
Advertisement

Voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica cria agenda ambiental 2006

Teste para verificar conhecimento do eleitor sobre as propostas de seu candidato está disponível no site da instituição

A agenda ambiental voluntária é um documento que tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha de seus candidatos nas próximas eleições. A idéia é que dentro das diversas opções, o eleitor cobre propostas relacionadas ao meio ambiente e à mata atlântica. Além da questão ambiental, o grupo se preocupou em mostrar a importância do voto e da responsabilidade de suas preferências políticas para a sustentabilidade do país.

O material finalizado já está disponível no portal da Fundação para que todos os eleitores possam ter acesso à agenda e também multiplicar o conteúdo em seus grupos de amigos, ambientes profissionais, escolas, universidades, associações civis e no meio cultural.

“Somos um grupo de cidadãos preocupados com a questão da participação popular no caminho para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Beloyanis Monteiro, coordenador do grupo de voluntários da instituição. Nesse processo, cada participante trouxe sua experiência de vida, seu conhecimento e suas idéias de prioridades para a sociedade. “As várias realidades vivenciais do grupo enriqueceu muito o resultado final e a participação de todos cria um envolvimento com a agenda que é essencial para sua multiplicação na sociedade”, garante o coordenador.

Agenda ambiental voluntária

A agenda ambiental voluntária possui uma linguagem bastante acessível. Com o formato de um teste, o material poderá auxiliar o eleitor para por a prova seus conhecimentos sobre as propostas do seu candidato e também avaliar sua preocupação com o meio ambiente, a mata atlântica e as conseqüências dessas ações na qualidade de vida social e econômica da população.

O material está dividido em nove pontos: Água, Solo, Mudanças Climáticas, Saneamento Ambiental, Sustentabilidade, Biodiversidade, Educação, Qualidade de Vida e Cidadãos: Direitos e Deveres. Todos os temas se desdobram em sub itens que direcionam às propostas dos candidatos e o eleitor pode assinalar cada indicação e ao final somar os pontos que indicam o grau de envolvimento e de preocupação do político com as questões sócio-ambientais.

A preparação da agenda teve início em maio deste ano - nesses três meses aconteceram várias reuniões para que fosse possível chegar a um documento que contemplasse todas as áreas de atuação dos cargos que serão eleitos este ano: Presidente, Governadores de Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

Os temas principais levantados permearam, principalmente, a Mata Atlântica que hoje ainda está presente em 17 estados brasileiros, sendo a maior cobertura de floresta do país, mas que conta com apenas 7% de sua formação original. Esse panorama de devastação prejudica grande parte da população humana por gerar deficiência de recursos e coloca em risco de extinção, animais, plantas e culturas, todos essenciais para a sustentabilidade econômica da região.


Importância do voto no contexto ambiental A proposta de sensibilizar o cidadão para a questão do voto relacionada ao meio ambiente visa valorizar a pauta ambiental. Assim o eleitor pode enviar essa orientação para o seu candidato e ainda perceber como as questões de preservação da água, do solo e das florestas estão mais ligadas ao seu cotidiano e também na dependência do poder público do que se imagina.

“Entendemos que nesse momento de eleições o voto é o meio mais viável de se exigir mudanças com responsabilidade e de fortalecer a participação popular, antes , durante e depois das eleições”, finaliza Bellô.

Mensagem Você também pode e deve multiplicar esse documento, reúna seus amigos e sensibilize-os para o assunto. Só assim poderemos trazer ao interesse geral a pauta ambiental relacionada ao cotidiano do cidadão, do candidato e das políticas públicas.

Para mais informações acesse: www.sosmas.org.br/voluntariado, ligue (11) 3055-7894 ou mande email para voluntariado@sosma.org.br.



Advertisement